Hoje inaugura no centro de Florianópolis, a Cervejaria Devassa. Com um amplo salão, composto por mesas e sofás, recepcionará quem passar por lá apenas para comer e curtir uma cerveja gelada ou quem está a fim de curtir a noite, já que nas noites de sexta e sábado terá som ao vivo.
Me surpreendi, muito positivamente, com o cardápio do local. O bar nos remete à uma cervejaria e com toda a certeza um cardápio feito para um bar, com alguns petiscos, já estava de bom tamanho. Mas não, esta não é a proposta da casa, que conta com um cardápio extenso e variado, indo desde os tradicionais petiscos (batata frita, aipim frito e variados bolinhos) até pratos de massas.
Para quem não conhece as cervejas da Devassa, há a opção do menu degustação, composto por cinco sabores: loura, ruiva, negra, índia e sarará, ao preço de R$ 11,60.
A cerveja Sarará é de trigo e ao pedí-la nos é sugerido o "meladinho", que a blogueira que vos escreve, por um lapso de atenção, não tirou fotos nem perguntou no que consistia o "meladinho", mas ao provar, como o próprio nome sugere, senti mel e canela. Primeiro, toma-se um gole do "meladinho", deixa na boca, aí toma-se um gole da sarará. Pode apostar... vocês irão gostar desta junção!!!
 |
Fonte: http://www.botecoecerveja.com.br |
A noite foi regada a cerveja/chopp para os meninos (e para mim também) e de drinks e caipirinhas para as meninas.
Sempre assumi minha preferência por cerveja/chopp a drinks... mas, o garçom, muito simpático e bom de lábia, me sugeriu um mojito de morango... pensei, pensei... e aceitei a sugestão. Vamos lá, experimentar é o meu lema. Só pedi para não vir muito doce...
Aprovado, contudo, não ganha da minha cerveja gelada! Ainda mais com petiscos!!
Falando em petiscos... vamos ao que ganhou meu coração? As comidas oferecidas! Ah, o cardápio traz a harmonização do prato com cerveja. Adorei a ideia, muito útil.
Já adianto que todos os pratos acompanham pão com alho (preciso dizer que AMEI?)
Iniciamos com o Combinado Devassa (03 bolinhos de bacalhau, 03 casadinhos, 03 pimentinhas, aipim frito, carne seca acebolada, linguiça flambada e manteiga de garrafa). Combina com loura, ruiva, negra, índia e sarará.
A carne de sol é a coisa mais gostosa deste prato. Temperada e cozida no ponto certo, além de uma maciez difícil de encontrar por aí. Perfeita!!
Nosso próximo prato foi o Porteña (picanha fatiada com batata fatiada, farofa de bacon, cebola juliana na manteiga e molho à campanha). Combina com ruiva e negra.
Embora não mencione, vem um alho assado inteiro. Só quem comeu esta iguaria sabe o sabor suave e adocicado que possui. Nada lembra ao sabor ácido e forte do alho in natura.
O molho à campanha, para o meu paladar, nada mais é que um vinagrete. Embora a carne estivesse muito saborosa, prefiro este corte um pouco mais alto, mas, não é nada que desmerecesse o sabor e a qualidade deste prato.
Além disso, farofa e batatas perfeitas.
Fugindo um pouco da carne vermelha, optamos por frutos do mar, Chapuletada (lulas, camarões, peixe branco e salmão grelhados no azeite e alho, servidos na chapa, com gomos de limão e pão de alho). Combina com loura e sarará.
O que mais me chamou a atenção foi o ponto do peixe. Sabemos que não é fácil, mesmo quando cozinhamos eles sozinhos, agora, imaginem numa chapa. Muito bom!!
Depois de tanta coisa, ainda havia espaço para mais um prato. Optamos por Carnuda (fumegante chapa de filet ao molho madeira da casa, com cubos de cebola, salsa, queijo derretido, bacon e aipim crocante). Combina com loura, sarará e ruiva.
Pra mim, o melhor da noite disparado. Preciso comentar que quando chegou esta fartura de molho e o pão com alho a felicidade dos presentes foi a hipóteses de molhar o pãozinho??? E foi o que aconteceu!!
A pedido de uma colega, pedimos o queijo separado.
Fechando a noite, agora de forma mais light, eis que surge à nossa mesa um prato (super/mega grande) de salada. Com certeza três pessoas se fartam com aquela porção.
No cardápio "salgado" vi a opção de tapioca... claro que quis experimentar, mas, ao constatar que no cardápio de sobremesa havia a opção desta iguaria doce, não titubiei e decidi que aquela seria a minha escolhida.
Não recordo exatamente a descrição, mas era mais ou menos isso: folha de tapioca e sobre ela queijo coalho e banana. Acompanha sorvete de creme e melado.
Aqui, eu tenho uma ressalva a fazer: tapioca se come quentinha... porque ainda está molinha. O que eu percebi é que este prato ficou muito tempo esperando um garçom pegá-lo para vir nos trazer. E falo isso pelo estado em que o sorvete chegou, completamente desmontado de tão derretido. O queijo já estava frio e por consequência, seco... tive que apelar para o melado (que não gosto muito) para poder dar cremosidade ao prato.
Em compensação, a outra sobremesa pedida superou todas as minhas expectativas, mais uma vez não recordo o nome, mas lembro da Mel falando que na descrição continha a expressão "muito chocolate".
Magnífica! Doce na medida certa a ponto de fazer alguém não tão fã de chocolate a pedí-la em outra visita à casa!
Me pareceu uma releitura do petit gateau. Nota máxima para este prato!!!!
Olha que coisa linda... Não resisti quando vi essa mini banheira cheinha de cerveja... tão devassa, né?
Com certeza só tive boas impressões da casa. Tanto o atendimento da casa, que na maior parte do tempo foi ágil quanto às comidas e bebidas oferecidas!
Boa sorte e vida longa aqui em Floripa!
Beijos,
Aline
Cervejaria Devassa
Rua Bocaiuva, 2198, Centro, Florianópolis