sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Risoto de lula!

Na semana passada fiz uma reuniãozinha aqui em casa e a Pri foi quem comandou o fogão (sempre que ela está, é ela quem cozinha...por motivos óbvios! ahahaha)
Antes de postar a receita, já que a Pri é uma menina um pouco, digamos, tímida, gostaria de apresentá-la. 
Nos conhecemos no terceirão e desde lá somos grandes amigas...nossos fins de semana sempre tinha um bolo de chocolate feito por ela...pois sempre gostou de enveredar-se na cozinha...
Nos formamos, ela graduou-se em História pela UFSC, mas sempre sentiu um vazio na sua área profissional, até que enveredou-se para o mundo gastronômico. Fez várias cursos – técnico em panificação, técnico em cozinha, enologia, cozinha açoriana..., até fazer da gastronomia seu meio de vida. Trabalhou no Café Riso, na confeitaria do Hotel Sofitel até que surgiu uma grande oportunidade: um estágio na França no Hotel Abbaye des Vaux de Cernay - http://www.abbayedecernay.com/
                                
Hoje leciona gastronomia na Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT!
Portanto, queridos, sempre que o post for uma receita, vocês logo identificarão quem a fez...se eu ou a Pri..pois ela é muito mais técnica do que eu!
Chega de enrolação e vamos à receita!
Só para constar, esta receita foi feita com os ingredientes que eu tinha em casa...portanto, ao invés do vinho branco utilizamos espumante e o queijo, que é o parmesão, utilizamos o gruyere.

Receita: Risoto de Lula
Rendimento: 6 porções (como prato principal)

Ingredientes:
500g arroz arbóreo
2 cebolas
2 dentes de alho
60 ml azeite oliva
1 taça de espumante
100 g nata
100 g queijo gruyere ralado
1 kg lula limpa
1,0 L caldo de legumes
QB[i] sal
QB pimenta preta moída
QB salsinha
Modo de preparo:
Lave bem a lula, corte em anéis, tempere com sal e pimenta. Esmague o alho e pique uma cebola em cubos bem pequenos (o que chamamos na gastronomia de brunoise). Em uma frigideira aqueça metade do azeite, acrescente o alho e a cebola. Adicione a lula e deixe dourar apenas por alguns minutos, para evitar que a lula fique “elástica”. Reserve.
Fazendo o risoto:
Mantenha o caldo de legumes aquecido em uma das bocas do fogão. Pique a outra cebola também em brunoise. Aqueça uma panela grande em adicione o restante do azeite, acrescente a cebola, deixe dourar um pouco e adicione o arroz. Em seguida adicione o espumante à panela e mexa até evaporar o líquido. Acrescente 1/3 do caldo e mexa constantemente, quando o arroz começar a ficar cremoso e secar o caldo adicione mais 1/3 do caldo e repita o processo mais uma vez. Experimente o arroz, se estiver al dente, acrescente a lula e acerte o sal e pimenta. Desligue, para o arroz não passar do ponto, adicione o queijo e em seguida a nata. Finalize com a salsinha picada e sirva em seguida.



[i][i] QB: quantidade que basta. O famoso “a gosto”, aqui surgindo como uma expressão mais utilizada nos termos técnicos gastronômicos.

Preparando...

Prontinho!


Para acompanhar este risoto, uma bom espumante!


Espero que tenham gostado!

Bom fim de semana!

Aline


4 comentários:

  1. Além de ter ficado maravilhoso, o tempo de preparo foi muito curto, coisa de 30 minutos. Vou guardar a receita, mas confesso que prefiro o prato pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fome que deu esta receitinha, adoro risotos!!
      Parabéns pelo blog, meninas, está ficando muito legal!!
      Só não consegui comentar sem que fosse como resposta...
      Beijoss

      Excluir
    2. Olá Tati..que bom que estais gostando do blog...ainda é muito recente e o seu foi um dos blogs que nos inspiraram...


      Te garanto que o riosto ficou muito gostoso mesmo...quem sabe um dia não provas? A Pri tem mão de fadas na cozinha...

      Beijinhos

      Excluir
    3. Sole.. espettinha querer o prato pronto, hein? hahaha

      Excluir

Vamos adorar ler seu recado!!