Bonjour!
Demorei um pouco para escrever, ainda estou me adaptando à vida aqui na França. Já cozinhei algumas coisas, mas acreditem que nem tudo deu certo... Hoje proponho algo que me dá até um frio na barriga: fazer pão para o povo que mais entende do assunto! Tudo bem, vamos tentar. Fui buscar inspiração em um francês muito habilidoso, talentoso e charmoso: Olivier Anquier (ufa!). Ele é um ótimo padeiro e certa vez já fiz uma receita dele, a Ciabatta. Este é um tipo de pão italiano, que pela tradução significa "chinelo", ficando mais achatado, é um pão com grande quantidade de líquido e uma massa um tanto mole durante o preparo. Depois de pronto fica crocante por fora e macio por dentro, com um delicado aroma de azeite. Adaptei um pouco a receita para ficar mais fácil de fazer em casa:
Ciabatta
Ingredientes
- 500 g farinha de trigo (aprox. 4 xícaras)
- 350 ml de água (aprox. 1 e 1/2 xícara)
- 80 ml de azeite de oliva (aprox. 1/3 de xícara)
- 10g de fermento biológico seco
- 10g sal (aprox. 2 colheres de chá rasas)
Modo de Preparo:
- Realizar o método direto de fermentação: misturar os secos (farinha, fermento e sal) e fazer como um “vulcão”, abrindo um buraco no montante dos secos e acrescentar a água. Misturar bem os ingredientes;
- Adicionar o azeite de oliva e sovar;
- Neste momento a massa estará um tanto mole, sugiro que você utilize uma espátula para ajudar a sovar, não adicione mais farinha;
- Untar as mãos com um pouco de azeite para manusear a massa, abrir em um formato retangular e acomodar em uma forma enfarinhada, dispor mais farinha sobre a massa e cobrir com um filme plástico. Deixar descansar por aproximadamente 1h30 minutos;
- Você observará que o filme plástico estufou, isso ocorre devido a expansão dos gases liberados durante a fermentação, por isso não fure o plástico;
- Modelagem: soltar as laterais da massa com a ajuda de uma faca e virar a massa sobre uma bancada enfarinhada, porcionar em 3 partes;
- Acomodar em uma assadeira, deixando espaço para o crescimento do pão. Deixar descansar por mais 30-40 minutos;
- Assar em forno médio (180°C) por aproximadamente 35 minutos ou até dourar;
Era isso por hoje, espero que gostem!
Bisous
Pri :)
amei!!! excelente post, bem explicadinho! não tem como errar!!!
ResponderExcluirObrigada Isa, se fizer, nos avise!
ExcluirEssa é a melhor receita que vi nas minhas pesquisas. Parabéns!!!!!!
ResponderExcluirMuito obrigada!!!
ExcluirE obrigada pela visita!
Adorei!
ResponderExcluirObrigada!!
ExcluirVolte sempre!
OLá!
ResponderExcluirEStava louca atrás de uma receita bem explicadinha!
Adorei e já salvei!
Muito obrigada por compartilhar!
Um abs!
Oi Taisa, obrigada pela visita!
ExcluirQue bom que gostasse!
Beijos
Olá, quero fazer este pão para a festa de aniversario da minha filha. Tenho todos os ingredientes. Assim que fizer, volto para contar. Obrigada por explicar cada passo. Só me tire uma dúvida, qual a verdadeira textura do pão? Já comi ele com casca crocante (mas maleável) e miolo airado/macio. Bem como casca dura (como pedra) e miolo macio/seco. Confesso que gosto mais do primeiro. Grata
ResponderExcluirOlá, Noemi! O esperado com este pão é uma casquinha mais crocante do que dura... aida mais sendo uma adaptação mais fácil da Ciabatta. Fica ótimo fazer este pão, rechear com pastas, queijo e presunto, depois cortar em pequenos sanduíches. Boa festa e obrigada por compartilhar a sua experiência!
ExcluirBeijo
Grata pela informação :)
ExcluirSó uma dúvida!
ResponderExcluirComo aqui somos só eu e meu marido, queria saber se posso congelar depois de assado?
Obrigada!
Olá, Taisa! Pode sim, depois deixe descongelar e aqueça no forno... só duvido que vocês irão resistir e que sobrará para congelar!
ExcluirBoa sorte!
Beijo
Amei!!!!!Agora é fazer!
ResponderExcluirObrigada!!
ExcluirFaça e nos conte como ficou!
muito boa a receita, adoro pao ciabatta e vou fazer.
ResponderExcluirmuto obrigado.
Obrigada!
Excluirfiz a receita e gostei muito......
ResponderExcluirobs..: isadora vc e muito linda!!!!!!!!!!!!
Que bom que gostaste!
ExcluirIsadora ganhando fã! hahaha
fiz e adorei!! ficou muito bom e elogiado, muito obrigada!!!
ResponderExcluircomo envio a foto do pão que ficou uma graça!!!
Oi Sheli, que bom que gostou.
ExcluirVocê pode nos enviar a foto do pão para gastronomiaeoutrasfolias@hotmail.com
Estamos aguardando.
Beijos,
Aline
Estava a muito tempo procurando uma receita de ciabata, esta foi a mais bem explicada que encontrei. Gostaria de saber se o fermento seco é aquele que vem num pacotinho cheio de grãozinhos, e outra pergunta como fazer a ciabata recheada, por exemplo: com tomate seco,ou com calabresa e outros?
ResponderExcluirOi Angela, o fermento seco é este em grãozinho sim. Quanto à fazê-la recheada, a Pri, que é a autora da receita, não é mais colaboradora do Gastronomia. Vou tentar entrar em contato com ela para tirar essa tua dúvida. Beijos
Excluirparece simples e muito facil. vou tentar fazer. obrigada.
ResponderExcluirIsto!! Tente fazer e nos conte como ficou!!
ExcluirAdorei vou fazer e te digo se ficou bom
ResponderExcluirE aí, fez? Ficou bom? Beijos
ExcluirNossa, que receita maravilhosa! Parabens
ResponderExcluirObrigada! Beijos
ExcluirSovar por quantos minutos?
ResponderExcluirOlá Charles! A Pri, autora da receita, não é mais colaboradora do Gastronomia e outras folias. Portanto, não sei quantos minutos ao certo. Na verdade, acho que nem ela te diria os minutos exato, uma vez que a massa você tem que sentir a sua consistência, se está tudo bem mexido. Então, acho que quando todos os ingredientes ficarem bem misturados, a massa ficar lisa, já dá para parar de sovar. Espero ter ajudado.
ExcluirTenho uma duvida não precisa pincelar com gema pra ficar douradinho?
ResponderExcluirOlá Lúcia, não precisa não!
ExcluirTentei fazer esse pão ontem e ficou horrível. Ficou massudo e sem nenhuma bolha de ar por dentro. Pergunta: tem que sovar muito? Eu sovei pouco pq na receita não manda sovar muito.
ResponderExcluirGrato
Ronaldo
Olá! A Pri, a responsável pela receita, não é mais colaboradora do Gastronomia e Outras Folias, porém, não há um tempo certo de sovar uma massa. Neste caso, amasse até formar uma massa lisa e homogênea... se ficar na dúvida se tá bom, sove mais um pouquinho depois que atingir essas características. Obrigada pelo retorno!
ExcluirAntonio tenho feito a ciabatta com longa fermentação,Mas para essa receita,faça dobras dentro da vazilha umas 4 vezes com 10 minutos de descanso cada e depois deixe crescer.veja na internet como fazer dobras de massa de pão ciabatta.
ExcluirOlá. Se eu quiser por tomate seco na própria massa, em que momento eu coloco?
ResponderExcluirQue descaso... sem resposta
ResponderExcluirOi! Desculpa a imensa demora. O blog ficou parado por um tempo, por questões pessoais. A Pri, que foi quem fez esta receita não é mais colaboradora do blog. Desculpa novamente.
ExcluirJá fiz esse pão 2 vezes e em nenhuma delas o pão cresceu.
ResponderExcluirFica massudo!
Tem algum segredo para crescer?
Olá! A Pri, a responsável pela receita, não é mais colaboradora do Gastronomia e Outras Folias. Vou tentar entrar em contato com ela para tirar essa sua dúvida e dos outros comentários também!
ExcluirPão
ResponderExcluirOq? O.o
ResponderExcluirEsse pão deve ser bão demais...
vou fazer
Olá Branquinha Andrade!
ExcluirÉ maravilhoso mesmo!
Segui a receita deste pão e saiu perfeito. Na verdade eu queria fazer pães ciabatta para hambúrgueres por causa do pão ser mais firme e suportar mais molho e até o próprio caldo da carne, sem desmanchar.
ResponderExcluirÉ a quarta vez que tento fazer pão e é a primeira vez que consigo. Parabéns pela receita.
Quem quiser ver como ficou: http://i.imgur.com/OuXtmVQ.jpg
Olá! Que bom que deu certo!! Vi a foto e babei no burguer que você preparou! Parabéns!
ExcluirFiz e ficou muito bom! Grata pela publicação - detalhe: as fotos ajudaram muito.
ResponderExcluirObrigada!!
Excluirgostei muito da receita, tenho quefazer uma ciabatta diferente para minha prova. Vou fazer acrescentando rucula na massa. Qual a dica que voce me dá???
ResponderExcluirOlá! A Pri, autora da receita, não á mais colaboradora do Gastronomia e Outras Folias. Mas, diante de tantas dúvidas dos nossos leitores, entrarei em contato com ela para dirimi-las! Logo faço um post especial para tirar essas dúvidas! Fica de olho.
Excluirgostei muito da receita, tenho quefazer uma ciabatta diferente para minha prova. Vou fazer acrescentando rucula na massa. Qual a dica que voce me dá???
ResponderExcluirComprei uma ciabatta na padaria aqui do meu bairro em Petrópolis, RJ. Sempre que tem eu compro, pois eles fazem bem acabam logo. Procurei uma receita pra ver como era feito, e adorei esta. Realmente a melhor. Adorei saber tudo sobre este delicioso pão. Vou tentar fazer um, e seguirei esta ótima receita! Obrigada!
ResponderExcluirOlá! Coisa boa! Tente fazer mesmo!
ExcluirComprei uma ciabatta na padaria aqui do meu bairro em Petrópolis, RJ. Sempre que tem eu compro, pois eles fazem bem acabam logo. Procurei uma receita pra ver como era feito, e adorei esta. Realmente a melhor. Adorei saber tudo sobre este delicioso pão. Vou tentar fazer um, e seguirei esta ótima receita! Obrigada!
ResponderExcluirÓtima receita, só mudei o fermento usei fresco.
ResponderExcluirOlá Daniel! Também gosto bastante do fermento fresco!
ExcluirAmei, tenho feito quase toda semana e congelo. Fica ótimo
ResponderExcluirOlá! Coisa boa de se ler!!
ExcluirParabens pelo post!!! Bem detalhado, passo-a-passo!!! Estava procurando uma receita interessante de ciabatta e vou fazer essa! Depois eu conto como ficou. Grande abraço
ResponderExcluirOlá! Obrigada! Tente e nos diga como ficou!
ExcluirAcabei de fazer. Ficou maravilhoso! Muito obrigada pela receita! 👍👏
ResponderExcluirOlá! Que delícia! Obrigada.
ExcluirOlá, boa tarde! Posso rechear com calabresa? Em que momento?
ResponderExcluirOlá! A Pri, autora da receita, não á mais colaboradora do Gastronomia e Outras Folias. Mas, diante de tantas dúvidas dos nossos leitores, entrarei em contato com ela para dirimi-las! Logo faço um post especial para tirar essas dúvidas! Fica de olho
ExcluirÓtima explicação! Parabéns! Posso usar fermento biológico fresco? Nas minhas experiências ele deixe o pão mais macio que o seco
ResponderExcluirOi Valmello, pode sim! Nosso leitor Daniel utilizou o fresco e ficou ótimo!
Excluir