quarta-feira, 12 de junho de 2013

Buenos Aires: Livraria El Ateneo - para alimentar a alma!

Todos sabem que uma das paixões da minha vida é a gastronomia, até porque, não teria razão para eu escrever sobre isto se não morresse de amores. Mas, outro segmento também domina a minha vida: os livros. Gosto deles desde pequena e eles sempre foram meus brinquedos favoritos, afinal, qual outro brinquedo que te transporta para outros lugares do mundo, faz você ser amigo de tantas pessoas? Só ele, o livro!

Em nossa viagem à Buenos Aires, um dos locais que eu queria conhecer era a Livraria El Ateneo. Digo sem medo que foi um dos locais mais lindos que eu já fui. O cheiro de livro e de história se misturando dentro de um antigo teatro... sonho meu um desses aqui em Floripa!!



Mas você, querido leitor, deve estar se perguntando? Isto aqui não é um blog de gastronomia, por que, cargas d'água, ela vem falar de livros/livraria?

Bom, para mim, tão importante quanto à alimentação física (gastronomia) vem a alimentação da alma (livros, filmes, música, teatro) e esta alimentação da alma faz parte da "outras folias". Bom, bem que esta livraria não foge da gastronomia não, pois o palco foi transformado numa cafeteria. Não provei, pois nossa próxima parada era justamente um café, mas imagino que seria um tudo sentar lá e passar algum tempo.

Este teatro nasceu em 1919 e chamava-se  Teatro Gran Splendid. As pinturas do teto foram feitas pelo italiano Nazareno Orlandi e as esculturas (cariátide) pela Troiano Troiani. Neste teatro grandes nomes do tango se apresentaram e claro, não poderia estar de fora, Carlos Gardel.

Em 1924 também virou rádio e no ano de 1929 o teatro deu lugar a um cinema onde foram passados os primeiros filmes sonoros na Argentina.

Já no ano de 2000 fora arrendado pelo Grupo Ilhsa que o transformou em uma livraria. Tiraram os assentos do teatro e dispuseram prateleiras para os livros. 

O teto (que infelizmente não trago fotos pois ficaram péssimas), entalhes, cortinas vermelhas e a iluminação no palco permanecem intactos, detalhe que faz você viajar para alguns anos atrás.

No ano de 2008 o jornal inglês The Guardian  listou a Livraria El Ateneo como uma das 10 melhores do mundo.

Com todo esse charme, eles ainda tiveram a excelente ideia de não destruir o palco para o feito da livraria, mas sim incorporá-lo à nova estruturação e fizeram, como falei acima, um café. Que combinação mais perfeita: livro e café.



A estrutura é de admirar por muito tempo... e foi isso que nós fizemos, pois, para a minha felicidade, o Alê também compartilha o amor pelos livros, éramos duas crianças para lá e para cá bisbilhotando tudo.






Os camarotes são feitos de sala de leitura. Além disso, por toda a parte da livraria, vê-se pessoas sentadas ou até mesmo em pé, lendo.


Preciso dizer que adorei essa sessão?


Dois livros que me chamaram a atenção:



O sub-solo, é dedicado somente para as crianças... lugar mágico! Não tirei fotos, mas garanto que é encantador. Muito colorido... e as crianças podem ler os livros, brincar. Vi muitos pais com seus filhos lendo para eles. Uma delícia.

Essa foi uma visita para alimentar a alma e também para lamentar que aqui em Floripa, nada perto disso existe!!


Beijos,


Aline



Livraria El Ateneo
Av. Santa Fe, 1860
Recoleta - Argentina
Telefone: 54 11 4813-6052

4 comentários:

  1. Oi Aline,
    Eu já tive a oportunidade de conhecer essa livraria, e realmente ela é encantadora!!
    A gente se perde no tempo lá dentro e quando percebe já passou uma tarde inteira, srsrs
    beijos
    Helo

    ResponderExcluir
  2. É linda demais!! Fiquei tão boba quando estive aí... ♥
    Beijoca

    ResponderExcluir

Vamos adorar ler seu recado!!