terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conhecendo a Sangiovese Forneria

Fiquei muito feliz quando soube da novidade de que o Chef Helton, que comanda a premiada e saborosa Cantina Sangiovese, abriria uma pizzaria à beira do mar de Santo Antônio de Lisboa, reduto de bons restaurantes, mas carente de opções de pizzas.


Para apresentar o novo empreendimento o Chef convidou um grupo de blogueiros para a apresentação da casa, juntamente com a Paty Ferraz, da Monte Agudo, vinícola responsável pelos vinhos degustados naquela noite.

Assim que chegamos (eu e a Cyntia) o Chef nos levou para fazer um tour pela casa. Falando em casa... que casa. Que sonho para qualquer amante da gastronomia. 

São dois andares com uma decoração rústica e luz baixa. Além de contar com esses dois salões, há ainda uma área a ser aberta que comportará um público maior, possibilitando eventos maiores, como casamento, por exemplo.

É no segundo andar que funciona a cozinha (que eu esqueci de bater a foto... tamanha a minha satisfação com a vista e o salão). Esse segundo andar achei bacana para uma comemoração pessoal, pois podes reservar e ficar com teus convidados num local isolado. Eu, como adoro uma festa, adorei essa opção.




O andar debaixo, também não deixa a desejar não, até porque, a vista fala por si só... olhem isso:




Tudo muito lindo, tudo muito bem pensado... mas e as pizzas? Como são? Ah... que pergunta! São ótimas. fininhas e crocantes, com opções de sabores diferenciados, como a de alcachofra (eleita por mim e pela Cyntia a melhor da noite).

Claro que além da pizza, para aqueles que querem beliscar antes do prato principal ou somente um acompanhamento para uma cerveja e bate papo, a casa conta com bruschettas, paninis, cornicciones e antipastis. 

Foram nos oferecido os cornicciones que é uma massa bem fininha temperada e super crocante.

Foto: blog Garfadas
O vinho que nos acompanhou na noite foi o Carbenet Souvignon/Merlot da Monte Agudo (Vinícola situada em São Joaquim com uma bela história familiar, mas isso será assunto para outra postagem). A Monte Agudo já me ganhou com o espumante Sintonia e todos os vinhos que já tive o prazer de degustar também conquistaram meu paladar.

Foto: Monte Agudo

Além deste, também degustamos o espanhol Artero, feito com uvas Tempranillo, muito apreciado por todos da mesa.


Papo vai, papo vem... chegou a hora de pedir as estrelas da noite! Em consenso optamos pelos sabores: Trio de Cogumelos - assim que vi no cardápio não tive como não lembrar das deliciosas bruschettas de mesmo sabor servidas na Cantina Sangiovese - (molho de tomate, shitake, shimeji e cogumelo paris).

Uma excelente escolha se quiser fugir dos sabores tradicionais.


Outro sabor foi a de Linguiça Blumenau (molho de tomate, mussarela, linguiça Blumenau, mostarda escura e molho pesto).

Linguiça Blumenau, para mim, combina com quase tudo! E ficou perfeita com a combinação do pesto.


Mais dois sabores: Camarão (molho de tomate, mussarela, camarão refogado e tomate) - alguns dizem que se quiser saber a qualidade da pizzaria, peça a de camarão, então, podemos dizer que a Forneria Sangiovese está no caminho certo! E Suprema (molho de tomate, mussarela, calabresa, mussarela de búfula, pimentão e azeitonas pretas). Esta, por ter dois ingredientes que não me fazem a cabeça (pimentão e azeitona) não aguçou o meu paladar, embora tenha sido bem elogiada por componentes da mesa.

Foto: blog Garfadas
 Agora, o que para mim e para a Cyntia e para outras meninas da mesa foi a sensação da noite: Pizza de Alcachofra com presunto de Parma (molho de tomate, mussarela, presunto de Parma e alcachofra refogada). Nossa Senhora das Pizzas, proteja esse sabor! E quem for copiar, por favor, faça com capricho!! Super leve mas com um sabor instigante. É assim que a descrevo. Nota dez!


Não contente com tanta gordice, o Chef Helton, como sempre, muito atencioso, fechou nossa noite com Brownie com sorvete de creme

Não sou fã de brownie (tá, me chamem de louca... mas é que não sou fã de chocolate - a prova disso que ainda tenho chocolates da Páscoa em casa - então, doces feitos com chocolates não me impressionam tanto. Mas, me surpreendi. Gostei da consistência e por não estar tão doce.


A forneria serve pizzas individuais (como manda a tradição italiana) mas como está aqui nas terras de baixo, tem que se adaptar né... então, sem neuras, há tamanho médio e grande também, girando em torno de R$ 55 o valor.

Chef, obrigada mais uma vez pelo convite. Desejo vida longa à Forneria, que faça tanto sucesso quanto à Cantina.

Cyntia, Chef Helton, Eu
Blogueiras


Beijos


Aline e Cyntia



Forneria Sangiovese
Rodovia Gilson da Costa Xavier, 224
Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis/SC
Telefone: 48 3209-8044


2 comentários:

  1. Adoro pizza de alcachofra e essa realmente estava de lamber os cinco dedos da mão!
    Amei a noite e muito mais a companhia.
    Beijos, meninas

    ResponderExcluir
  2. Pri, também amei a noite!!

    Estava com saudades!!!


    Beijos

    ResponderExcluir

Vamos adorar ler seu recado!!