sábado, 21 de abril de 2012

HARMONIZAÇÃO DE QUEIJOS E VINHOS...

Ontem em uma visitinha a um supermercado, bisbilhotando a parte dos queijos (minha preferida, por sinal), me deparei com um encarte onde descrevia os queijos e os vinhos adequados para harmonização.

Diante do friozinho que se aproxima, que combina muito bem com queijos e vinho, pensando nos nossos queridos leitores, passaremos as dicas para vocês!!


Crédito para foto aqui

GRUYÈRE: De sabor levemente adocicado, o Gruyère possui textura deliciosamente macia, sendo ótimo para pratos gratinados, suflês de queijo e fondue.
Dica de vinho: tinto jovem de uva Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec.

PROVOLONE: Um dos mais famosos queijos do mundo, tem como diferenciais o sabor e o aroma levemente defumados. Ótimo para aperitivos e tábua de queijos ou  temperado com azeite extravirgem e ervas.
Dica de vinho: tinto de uva Syrah

GOUDA: Produzido inicialmente no século VI, possui pequenos furos, textura amanteigada e sabor doce e frutado que se acentua com o passar do tempo. Um excelente queijo para rechear tortas, quiches e sanduíches.
Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Carbenet Sauvignon

EMMENTHAL: Criado em 1923, caracteriza-se pelo sabor adocicado, pequenos furos, fundo levemente picante. Tradicional ingrediente de fondue, o Emmenthal é excelente também para tábuas de queijos e sopas.
Dica de vinho: tinto de uva Merlot ou Carbernet Sauvignon.

EDAM: Queijo de sabor suave e frutado, o Edam é deliciosamente amanteigado, enquanto sua massa é revestida com uma cera vermelha ou preta. Indicado como aperitivo em tábuas de queijos ou em cubinhos nas saladas.
Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Syrah.

MAASDAM: De textura macia, com furos espalhados pela massa, possui um sabor levemente adocicado e amanteigado. Excelente queijo para suflês, tortas e aperitivos.
Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Merlot.

PRATO ESFÉRICO: Criado por dinamarqueses que imigraram para o Brasil, é um queijo prato feito a partir de um jeito suíço, com sabor suave e adocicado. É indicado para ser consumido puro ou em lanches e sanduíches, sendo também indispensável na tábua de queijos.
Dica de vinho: branco frutado.

REINO: Criado a partir da receita do queijo holandês Edam, é tradicionalmente embalado em latas que conservam seu sabor levemente picante e textura firme. O Reino fica delicioso com frutas em calda e no tradicional Romeu e Julieta.
Dica de Vinho: tinto encorpado de uva Tannat ou Carménère.

BRIE: Criado há mais de 900 anos, possui uma casca branca aveludada que torna seu sabor característico. Apresenta textura delicada, interior macio e uma cremosidade inigualável. Ideal para saladas de folhas verdes e em tábuas de queijos.
Dica de vinho: tinto de uva Cabernet Sauvignon.

CAMEMBERT: Originado em 1791, o Camembert possui uma casca branca e aveludade com textura macia. Seu sabor (suave quando jovem, mais acentuado e cremoso com o tempo) é delicado com leve toque de avelãs. Fica perfeito com geleia de frutas vermelhas ou frutas exóticas.
Dica de vinho: tinto de uva Syrah.

GORGONZOLA: Este queijo possui veias azuladas que resultam em um sabor picante, textura quebradiça e aroma acentuado. É, por excelência, um queijo ideal para aperitivos, molhos, para saladas, massas e risotos.
Dica de vinho: branco doce como Porto, Tokay ou Sauternes.

PARMESÃO: Queijo de textura granulosa, aroma delicioso, sabor robusto e levemente picante, é indispensável em tábuas de queijos, risotos e saladas.
Dica de vinho: tinto de uva Cabernet Sauvignon ou Syrah.

QUEIJO DE CABRA: Queijo de sabor marcante, ligeiramente picante e aroma de ervas, apresenta uma pasta branca em seu interior. Ideal para incrementar saladas de folhas verdes com frutas secas.
Dica de vinho: branco seco de uva Sauvignon Blanc.


E aí, que tal fazer "aquela" tábua de queijos e saborear um bom vinho?


Bom fim de semana!


Aline


10 comentários:

  1. Adoro queijos tbm!
    E perco vários minutos nessa seção em dia de compras... rsrsrs
    Amo queijo Brié com geléia de damasco ou agridoce de pimenta vermelha... Hmmmmm
    E depois o Grana é meu preferido!
    Sexta fizemos na casa da mãe uma noite de queijos e vinhos pra comemorar que o friozinho já tá começando a pintar por aqui... hehehe
    Adorando cada vez mais teu blog.
    E ó, tem selinho pra vc lá no meu
    Bjs
    Ane

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane!!!


    Obrigada por mais um selinho ;)

    Então menina... se vc gosta de brie com geléia de damasco aguarde o próximo pos!!! Irás amar!


    Ah, poderíamos combinar uma noite de queijos e vinhos lá nos Açores né, o que achas?

    Tõ com saudades dos tios!


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog, muito bom !!!!!!!!
    Bj

    www.receitasseleciondas.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita!

    E muito obrigada pelo elogio!

    ResponderExcluir
  5. Amei!
    Queijo brie com geléias e torradas!!! Huuummmm
    Existe um nome específico para esse prato? (queijo brie, geléia e torradas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Odete!

      Obrigada pela visita!

      Que eu saiba não tem nome específico não... mas, podemos chamar de entradinha perfeita, né?

      Excluir
  6. ALINE, VOU PREPARAR UM RISOTO COM GORGONZOLA E ESPINAFRE E GOSTARIA DE HARMONIZAR COM UM VINHO DE ORIGEM AUSTRALIANA. QUAL VOCÊ INDICA?
    OBRIGADA, DESDE JA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpa a imensa demora... mas respondendo ao seu questionamento, eu harmonizaria com um Chardonnay, porém, eu sempre bato nessa tecla: o vinho a ser harmonizado é de gosto pessoal... portanto, não fique preso à regras clássicas, tipo: peixe com vinho branco. Se tu vai comer peixe e quer tomar um tinto, te joga! ;)

      Excluir

Vamos adorar ler seu recado!!