sábado, 21 de abril de 2012

HARMONIZAÇÃO DE QUEIJOS E VINHOS...

Ontem em uma visitinha a um supermercado, bisbilhotando a parte dos queijos (minha preferida, por sinal), me deparei com um encarte onde descrevia os queijos e os vinhos adequados para harmonização.

Diante do friozinho que se aproxima, que combina muito bem com queijos e vinho, pensando nos nossos queridos leitores, passaremos as dicas para vocês!!


Crédito para foto aqui

GRUYÈRE: De sabor levemente adocicado, o Gruyère possui textura deliciosamente macia, sendo ótimo para pratos gratinados, suflês de queijo e fondue.
Dica de vinho: tinto jovem de uva Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec.

PROVOLONE: Um dos mais famosos queijos do mundo, tem como diferenciais o sabor e o aroma levemente defumados. Ótimo para aperitivos e tábua de queijos ou  temperado com azeite extravirgem e ervas.
Dica de vinho: tinto de uva Syrah

GOUDA: Produzido inicialmente no século VI, possui pequenos furos, textura amanteigada e sabor doce e frutado que se acentua com o passar do tempo. Um excelente queijo para rechear tortas, quiches e sanduíches.
Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Carbenet Sauvignon

EMMENTHAL: Criado em 1923, caracteriza-se pelo sabor adocicado, pequenos furos, fundo levemente picante. Tradicional ingrediente de fondue, o Emmenthal é excelente também para tábuas de queijos e sopas.
Dica de vinho: tinto de uva Merlot ou Carbernet Sauvignon.

EDAM: Queijo de sabor suave e frutado, o Edam é deliciosamente amanteigado, enquanto sua massa é revestida com uma cera vermelha ou preta. Indicado como aperitivo em tábuas de queijos ou em cubinhos nas saladas.
Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Syrah.

MAASDAM: De textura macia, com furos espalhados pela massa, possui um sabor levemente adocicado e amanteigado. Excelente queijo para suflês, tortas e aperitivos.
Dica de vinho: tinto de uva Malbec ou Merlot.

PRATO ESFÉRICO: Criado por dinamarqueses que imigraram para o Brasil, é um queijo prato feito a partir de um jeito suíço, com sabor suave e adocicado. É indicado para ser consumido puro ou em lanches e sanduíches, sendo também indispensável na tábua de queijos.
Dica de vinho: branco frutado.

REINO: Criado a partir da receita do queijo holandês Edam, é tradicionalmente embalado em latas que conservam seu sabor levemente picante e textura firme. O Reino fica delicioso com frutas em calda e no tradicional Romeu e Julieta.
Dica de Vinho: tinto encorpado de uva Tannat ou Carménère.

BRIE: Criado há mais de 900 anos, possui uma casca branca aveludada que torna seu sabor característico. Apresenta textura delicada, interior macio e uma cremosidade inigualável. Ideal para saladas de folhas verdes e em tábuas de queijos.
Dica de vinho: tinto de uva Cabernet Sauvignon.

CAMEMBERT: Originado em 1791, o Camembert possui uma casca branca e aveludade com textura macia. Seu sabor (suave quando jovem, mais acentuado e cremoso com o tempo) é delicado com leve toque de avelãs. Fica perfeito com geleia de frutas vermelhas ou frutas exóticas.
Dica de vinho: tinto de uva Syrah.

GORGONZOLA: Este queijo possui veias azuladas que resultam em um sabor picante, textura quebradiça e aroma acentuado. É, por excelência, um queijo ideal para aperitivos, molhos, para saladas, massas e risotos.
Dica de vinho: branco doce como Porto, Tokay ou Sauternes.

PARMESÃO: Queijo de textura granulosa, aroma delicioso, sabor robusto e levemente picante, é indispensável em tábuas de queijos, risotos e saladas.
Dica de vinho: tinto de uva Cabernet Sauvignon ou Syrah.

QUEIJO DE CABRA: Queijo de sabor marcante, ligeiramente picante e aroma de ervas, apresenta uma pasta branca em seu interior. Ideal para incrementar saladas de folhas verdes com frutas secas.
Dica de vinho: branco seco de uva Sauvignon Blanc.


E aí, que tal fazer "aquela" tábua de queijos e saborear um bom vinho?


Bom fim de semana!


Aline


8 comentários:

  1. Adoro queijos tbm!
    E perco vários minutos nessa seção em dia de compras... rsrsrs
    Amo queijo Brié com geléia de damasco ou agridoce de pimenta vermelha... Hmmmmm
    E depois o Grana é meu preferido!
    Sexta fizemos na casa da mãe uma noite de queijos e vinhos pra comemorar que o friozinho já tá começando a pintar por aqui... hehehe
    Adorando cada vez mais teu blog.
    E ó, tem selinho pra vc lá no meu
    Bjs
    Ane

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane!!!


    Obrigada por mais um selinho ;)

    Então menina... se vc gosta de brie com geléia de damasco aguarde o próximo pos!!! Irás amar!


    Ah, poderíamos combinar uma noite de queijos e vinhos lá nos Açores né, o que achas?

    Tõ com saudades dos tios!


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog, muito bom !!!!!!!!
    Bj

    www.receitasseleciondas.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita!

    E muito obrigada pelo elogio!

    ResponderExcluir
  5. Amei!
    Queijo brie com geléias e torradas!!! Huuummmm
    Existe um nome específico para esse prato? (queijo brie, geléia e torradas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Odete!

      Obrigada pela visita!

      Que eu saiba não tem nome específico não... mas, podemos chamar de entradinha perfeita, né?

      Excluir

Vamos adorar ler seu recado!!