sexta-feira, 23 de março de 2012

Choco, Choco, Chocolate!

Pensando em um novo post para o blog (estou em falta) lembrei de algo que adoro e que por algum motivo ainda não falamos aqui. Em diversas versões e apresentações, o chocolate faz parte do imaginário feminino... Adoramos tudo o que podemos preparar com ele: bebidas, tortas, bombons, sobremesas e até molhos! Esse fascínio pelo cacau vem de longa data, os povos pré-colombianos da América Central foram os grandes descobridores desta iguaria. Olmecas, Maias, Toltecas e Astecas eram povos politeístas e vários alimentos estavam relacionados ao sagrado.  
 Os Astecas faziam uma bebida amarga com o cacau que era ofertado aos deuses e ingerida por seu exército como algo revigorante. O contato com os espanhóis foi devastador, muito dos registros destes povos foram perdidos, pouco restou do Códex Maia... e é através dessa escrita hieroglífica que conseguimos desvendar um pouco mais sobre essa cultura e o chocolate.

 
Proponho duas receitas para compartilhar com vocês, retiradas de alguns livros que comprei em Paris: “Le livre du Chocolat” e “Délices au Chocolat”. Mas, não se preocupem, são fáceis e práticas! Vamos lá?!
Trufas ao Rum
Porções: 20 unidades pequenas.
Ingredientes:
·        4 colheres (sopa) creme de leite
·        ½ colher (sopa) mel
·        100g chocolate meio amargo
·        1 ½ colher (sopa) manteiga
·        1 colher (chá) de rum
Modo de Preparo:
Em uma panela, leve ao fogo o creme de leite e o mel, quando ferver desligue. Adicione o chocolate cortado em pedaços bem pequenos, mexa com uma espátula até derreter completamente e então, acrescente a manteiga. Por último, o rum. Deixe repousar a mistura até observar que está consistente no ponto de enrolar, como um docinho de festa. Como sugestão, você pode banhar as trufas no chocolate ou passar no cacau em pó.
Mousse de Chocolate rápido
Porção: 4 pessoas
Ingredientes
·        160 g chocolate meios amargo
·        4 ovos
·        1 pitada sal
Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria, retire do fogo  e acrescente as gemas, mexa bem até incorporar a mistura. Deixe esfriar um pouco. Bata as claras em neve com a pitada de sal. Incorpore delicadamente (com uma espátula) as claras ao chocolate. Leve para refrigerar por 2 horas antes de servir.


Até a próxima!
Pri

5 comentários:

  1. Hmmmm
    Me deu água na boca!
    Vou ter que fazer... Pelo menos pra Páscoa... rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anelize

      Faça sim! Se tiver alguma dúvida é só perguntar!

      Pri

      Excluir
  2. Ao ver essas fotos, lembrei daquela sobremesa de duas ou três camadas que você levava na 1ª crime... (como você não deu nome para a receita, eu chamava de sobremesa da Aline....)lembra? Acho que a primeira camada era de creme belga, a segunda de chocolate, a terceira, não me lembro (acho que não tinha a terceira camada!). Rsrsrs. Enfim! Por meses eu fiz aquele creme em casa e comia na panela mesmo!!! Que delícia!!! Amiga, estás intimada para fazer na próxima vez que eu for na tua casa!!! Beijos! Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ká, até hoje ainda faço essa sobresa. Já postei aqui no blog, esse é link: http://www.gastronomiaeoutrasfolias.blogspot.com.br/2012/01/sobremesaquem-recusa.html

      Pode deixar que farei no nosso próximo encontrinho!


      Beijos

      Excluir

Vamos adorar ler seu recado!!