quarta-feira, 7 de março de 2012

Para iniciar bem uma nova fase...uma jantinha: Talharim com filé de carne ao molho de queijos

Olá pessoas...

Um ciclo muito importante na minha vida se fechou na semana passada. Depois de quase 10 anos trabalhando no Fórum da Capital, me despedi de um local que foi muito importante na minha vida. Conheci muitas pessoas, inclusive, hoje essenciais para mim, que viraram meu amigo(a), conheci meu marido, enfim... anos que foram extremamente importantes para meu crescimento pessoal e profissional.

Porém, para todo ciclo que se encerra, inicia-se outro. E, assim como fui no Judiciário, espero ser muito feliz nesta nova fase.

Para comemorar, decidi fazer uma comidinha (nada melhor que comer algo gostoso para simbolizar alegria!!).

Cheguei em casa da faculdade já tarde, mas a vontade e a alegria era tanta que não desanimei... e... botei a mão na massa.

Fiz talharim com filé de carne ao molho de queijos. Fiz com o que tinha na geladeira e despensa... por isso, a receita não será tão precisa quanto à da Pri... que cozinha com maestria e profissionalismo.


Bem, vamos aos ingredientes:

- Meio quilo de patinho em tiras
- Uma cebola inteira
- Quatro dentes de alho
- Pimenta do Reino à gosto
- Sal (usei aqueles tipo "tempero completo", que eu esqueci a marca, mas acho que continha sal, alho, ervas e pimenta) (A PRI VAI ME MATAR! HAHAHA, sabem que chef não gosta de nada industrializado, né!)
- 150 gramas de queijo gorgonzola
- 150 gramas de queijo parmesão (não usei o de pacotinho)
- Três colheres generosas de requeijão
- Uma caixinha de creme de leite
- Azeite de oliva à gosto
Modo de Preparo:
Massa: Prepare a massa de acordo com as instruções da embalagem... geralmente dá certo. O segredo de uma massa bem cozida é a quantidade de água, que tem que ser grande, para não grudar os fios, bem como o sal. Alguns chefes, inclusive um dos meus queridinhos, Jamie Oliver, diz que a água para cozinhar macarrão tem que ter o sabor da água do mar, ou seja, salgadinha. E não esqueça também que a massa deve ser cozida no ponto "al dente", ou seja, ao mordê-la, tens que sentir que estais mordendo algo...porém, não podes fazer um esforço grande, senão estará crua e também não podes deixar de sentir que mordeste algo, aí ela estará mole demais, o que fará com que o seu macarrão "empape".
Enquanto a massa fica pronta, podemos fazer o molho!
Molho: No mix bati a cebola, o alho, pimenta do reino e cerca de duas colheres do "tempero completo". Em uma frigideira grande, aqueci o azeite de oliva e acrescentei a mistura feita no mix. Logo em seguida acrescentei a carne e a "fritei" até estar completamente cozida (isso mais ou menos de 7 a 10 minutos). Abaixei o fogo e coloquei toda a caixinha de creme de leite e, em seguida, pus o gorgonzola e o parmesão e mexi até que se desmanchasse. Assim que o queijo desmachou, acrescentei as três colheres de requeijão para dar cremosidade. Acerte o sal e está pronto o molho.
Montagem:
Minhas massas não levam o molho só em cima... gosto que tenha molho em qualquer "servida", pois geralmente os primeiros a pegar é que "se dão bem", quando chega no quarto... coitado... geralmente só massa. Então eu monto desse jeito:
Um pouco de molho, para não grudar na travessa, massa, molho, massa e molho... assim distribui tudo direitinho.

Essa receita dá pra quatro pessoas! Para beber... cerveja!
Ficou uma delícia...

Minha pastinha no mix!


Durante o preparo...


Hummmmm!




Ah, esqueci de dizer que enquanto preparava, fiz petiscos para o marido que estava na sala tomando uma cerveja:


Um dos petiscos foi tradicional: salame e queijo gruyére e a outra, que li em um blog que agora não lembro o nome (ai que raiva!!!!) é bem simples, a apresentação é lindinha e fica gostosinha.

Peguei três tomates cerejas, lavei e cortei ao meio. Cortei três fatias de mortadela bologna ao meio, enrolei e espetei com um palito no tomate cereja. Para ficar molhadinho fiz um molhinho simples que gosto muito: maionese e creme de leite. E ficou assim, ó:


Se não gosta de mortadela, pode trocar por presunto, peito de peru, parma...o que tiver na geladeira!

Não fica uma graça?


Façam e voltem aqui para dizer como foi, vou adorar saber!
Beijinhos!
Aline




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar ler seu recado!!