sexta-feira, 29 de junho de 2012

Alimentos Orgânicos: Verdades e Mentiras!

Bom dia pessoas!


Hoje o post é cópia da coluna do Beto Barreiros, do Jornal Diário Catarinense, Chef e dono do Box 32.

Achei interessante repassar aos nossos leitores, pois cada vez mais as pessoas estão se conscientizando e querendo uma alimentação mais saudável e isso inclui não apenas frutas, verduras e legumes, mas sim, estes alimentos livres de toxinas.


Fonte: Google


Mitos e Verdades sobre os alimentos orgânicos:


1. SÃO MAIS SAUDÁVEIS - VERDADE

O sistema produtivo dos alimentos orgânicos não utiliza defensivos nem estímulos químicos para o seu crescimento e maturação. A planta se desenvolve com os nutrientes naturais da terra, o que possibilita maiores concentrações de vitaminas, sais minerais e fibras.

2. SÃO PEQUENOS E FEIOS - MENTIRA

Frutas e verduras produzidas organicamente têm a mesma aparência das convencionais. A agricultura orgânica está bastante desenvolvida no que diz respeito à qualidade aparente das frutas e hoje é possível encontrar frutas e verduras belíssimas e muito mais ricas em nutrientes.

3. É O MESMO QUE HIDROPÔNICO - MENTIRA

Erro gravíssimo. A hidroponia é um sistema de produção de hortigranjeiros que usa a água como base  para a planta. Contudo, a água não possui nutrientes na quantidade necessária para o seu desenvolvimento, então a nutrição é complementada com adubo solúvel. A produção hidropônica utiliza mais adubos químicos que a produção convencional na terra. Existem estudos técnicos da produção orgânica hidropônica, mas ainda não existem produtos disponíveis no mercado.

4. SOMOS MAIS CAROS - VERDADE

Infelizmente, os produtos orgânicos ainda são mais caros do que os convencionais. A escala de produção é baixa, o que os torna pouco competitivos. Além disso, a falta de matéria-prima, altos custos de produção/certificação e o desinteresse político e tecnológico faz com que a agricultura orgânica não seja atrativa aos agricultores.

5. PODEM SER CONSUMIDOS SEM LAVAR - MENTIRA

Todo alimento deve ser higienizado antes do consumo. Mesmo aqueles que serão cozidos.

6. AS FEIRAS SÃO OS LOCAIS MAIS ADEQUADOS PARA COMPRAR - MENTIRA

Outro erro grave. É preciso muito cuidado com as feiras. Pouco são os feirantes realmente orgânicos e que estão em conformidade com a legislação. Se você tem hábito de comprar em feiras, ótimo. Mas exija do seu feirante a certificação de todos os produtos comercializados como orgânicos. Além disso, poucos sabem, mas o ideal é que os produtos sejam embalados, para evitar contaminação no transporte e armazenamento.

7. NÃO SÃO FISCALIZADOS - MENTIRA

Produtos orgânicos são fiscalizados, sim. Aliás, muito fiscalizado. A legislação brasileira é uma das mais completas do mundo. As certificações  e o uso do selo brasileiro de produto orgânico são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura e Inmetro. Os produtos orgânicos são mais fiscalizados do que os produtos convencionais.

8. AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE - VERDADE

A agricultura orgânica, a agroecologia, a agricultura natural e a permacultura são sistemas produtivos que preservam e reconstituem o solo e as águas. Ao contrário da agricultura convencional, que, ao longo dos anos, desertifica o solo e torna as terras improdutivas.

9. SÃO RASTREADOS - VERDADE

A rastreabilidade é uma exigência das certificadoras. Todo o produto orgânico está identificado com o seu local de origem, a lavoura de que foi colhido e os tratos culturais aplicados. A rastreabilidade é o DNA do produto orgânico.

10. NÃO PODEM ALIMENTAR TODA A HUMANIDADE - MENTIRA

Segundo o cientista Miguel Altieri, no livro A Dinâmica Produtiva na Agricultura Sustentável, a agricultura orgânica é capaz, sim, de matar a fome no mundo.


E aí, esclareceu ao menos um pouquinho?


Bom fim de semana!


Beijos,


Aline

2 comentários:

Vamos adorar ler seu recado!!