Oi pessoas, tudo bem?
A receita de hoje é daquelas que me remete ao fogão a lenha da minha vó paterna... não que eu comesse muita costela com aipim no sítio... mas pra mim não tem cara de cidade grande, onde tudo tem que ser feito às pressas. Tem cara de comida forte, que é capaz de curar até resfriado. Cara de comida com carinho, quentinha e saborosa.
Minha intenção, desde o início, não era fazer a famosa vaca atolada... eu queria realmente ensopá-la e ao invés de batata, adicionei aipim.
Vamos aos ingredientes?
- Uma cebola grande cortada de cubos;
- Cinco dentes de alho picadinho;
- Um tomate grande cortado em cubos;
- Uma costela bovina (usei a dianteira) cortada em pedaços rente ao osso;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- Cheiro verde a gosto;
- Uma pimenta dedo de moça, grande, picadinha, sem as sementes;
- Meio quilo de aipim cortado a seu gosto (utilizei orgânico);
*Para acelerar o cozimento, fiz na panela de pressão.
Modo de Preparo
Primeiramente, antes mesmo de começar o preparo da carne, em uma panela, coloque o aipim coberto com água, temperada com sal, para cozinhar.
Meu objetivo era cozinhar o aipim desta maneira e a carne na panela de pressão e quando os dois estivessem cozidos, faria a junção, e deixaria ferver, para pegar gosto, por mais uns vinte minutos. No entanto, mesmo depois de quase uma hora fervendo, o aipim continuava muito duro. Não tive outra opção senão a de cozinhar juntamente com a costela.
Na panela de pressão refogue a cebola e o alho.
Quando estiverem douradas coloque os pedaços de carne para selar.
Quando já estiverem aparentemente "cozidas", adicione o tomate, a pimenta dedo de moça e o cheiro verde.
Deixe refogar por mais uns cinco minutos e cubra a carne com água. Como iria cozinhar o aipim juntamente com a carne, aproveitei a água que o aipim estava sendo inicialmente cozido e coloquei na panela da carne. Acertei o sal, adicionei pimenta do reino e fechei a panela.
Após a panela apitar avisando que começou o cozimento na pressão, deixe por mais 45 minutos. Depois deste tempo e utilizando a maneira correta e segura de tirar a pressão de sua panela (a desligue e deixe que a pressão saia à seu tempo. Nada de colocar sob a água, levantar pininho, nada disso!!! Na cozinha, temos que ter muito cuidado!)
Este é o resultado:
A carne ficou extremamente macia, saindo do osso, porém... acreditam que o aipim ainda estava super firme? Nada que nossos dentes bem afiados não conseguissem cortar!
Servi acompanhado de arroz e uma saladinha verde!
Ah... sobrou muito aipim. Congelei, juntamente com o molho, para fazer um creme de aipim com calabresa! ;)
Beijos,
Aline
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos adorar ler seu recado!!