sexta-feira, 26 de abril de 2013

La Provence Bistrô, um pedacinho da França na Ilha da Magia!

Quem, apaixonado por gastronomia, não se encanta com as técnicas e receitas francesas? Confesso que só tive oportunidade de conhecer tais técnicas e sabores através da Pri, que já tem e está tendo experiência na cozinha francesa.

Mas, para a minha felicidade, neste dia, além de conhecer um pouquinho mais sobre as delícias daquele país, também comi, pela primeira vez, vieiras. Vocês já provaram? Vocês gostam??? Eu amei!!

Sempre que ia aos ensaios da União da Ilha da Magia, na pracinha da Lagoa, via a plaquinha e a casinha branca avisando que alí havia um bistrô. Sempre olhei com curiosidade... até que, ao me inscrever no Concurso Gastronômico Floripa, soube que o prêmio para o primeiro lugar seria um jantar para dois no La Provence Bistrô... a tal casinha que aguçava tanta curiosidade.


Para minha felicidade, como já escrevi aqui, ganhei o 1º Lugar (com o meu escondidinho de camarão) e por consequência, o jantar.

Uma semana depois, liguei para lá e confirmei com a Susana, que já havia conhecido no dia do concurso, a minha ida ao Bistrô no sábado. 

Antes de iniciar o texto propriamente dito, adianto que a qualidade da foto está inversamente proporcional à qualidade dos pratos...

Começo a falar sobre o ambiente... Sabe quando chegamos à casa de um amigo? Então, essa foi a sensação que tivemos. Ambiente aconchegante, lindamente decoração em azul bebê e branco, meia luz e uma recepção calorosa, educada e perfeita.



Há mesas tanto do lado de fora (que com certeza são utilizadas mais no verão) e no lado de dentro na "sala". Pelo que eu lembro não passavam de oito mesas. Há uma lareira também, para os dias mais frios, o que traz um charme a mais para o ambiente, o deixando ainda mais acolhedor.







Detalhe fofo: A Susana está cobrindo o jardim com cascas de vieiras...
Antes de começarmos com os deliciosos pratos, devo apresentar devidamente o Chef da casa, Renato Justo, que tem sua formação tanto na cozinha quando na patisserie numa das escolas, se não a não mais, tradicional de gastronomia no mundo: Le Cordon Bleu!



Além de ser uma figura extremamente simpática (assim que chegamos foi à nossa mesa nos dar boas vindas e durante o jantar nos encontrou mais umas duas vezes para saber se estávamos gostando. Se estávamos gostando? Isso é pergunta que se faça???? Estávamos amando!! haha)

Bom, vamos ao que interessa... as delícias que provamos naquela noite. 

Para harmonizar tomamos um Merlot Argentino. Desculpa a falha de não ter fotos, mas o serviço da casa é impecável e a garrafa não ficava à mesa. Sempre que estávamos indo para o último gole da taça, mãos erguiam nosso vinho e as enchiam novamente.


De entrada optei, claro, por vieiras. Estava louca para conhecer esta iguaria: Vieiras ao Champagne. Divinamente perfeito. Amei de paixão e comi bemmmm devagarzinho para aproveitar bem o prato! Havia como tempero deste prato, alho poró... combinação mais que perfeita, ao meu ver. E quanto à minha curiosidade sobre as vieiras... eu AMEI tem o gosto parecido de peixe com sabor suave, porém sua consistência é entre a carne do peixe e a do polvo, ao tempo que é macia, também é tenra.



O Alê pediu Conchinhas de Siri. Carne de siri gratinada. Quando pedimos nos foi explicado que eles não gratinavam com queijo, mas sim com farofa de manteiga, pois o queijo rouba a cena. Mais uma nova experiência gastronômica super aprovada... quero aprender a fazer essa manteiga, para gratinar peixe...


Quanto aos pratos principais... um mais gostoso que o outro... não sei apontar quem escolheu melhor, se eu ou o Alê... estavam perfeitos.

Além do cardápio há sempre a sugestão do dia, que são pratos que estão disponíveis na noite, porém, fora do cardápio. Eu optei pelo prato sugerido no dia: Filé ao Roquefort e Batata Rosti. No momento do pedido perguntaram o ponto da carne, pedi ao ponto e ele me explicou que o Chef utiliza o "ponto" francês, então é sempre para menos. Com esta observação que podia acabar como meu prato, caso não avisado, pedi ao ponto para mais, o que me deu uma carne perfeita e do jeitinho que eu gosto.


O Alê foi de Cordeiro ao molho de cerveja preta e alecrim com purê de mandioquinha. Além da apresentação linda... o sabor de cordeiro, meu Deus do céu... que delícia!!


E quem disse que não tinha espaço para a sobremesa? Tem sim senhor!!! Eu fui do tradicional Creme Brulée e o Alê optou pela indicação da casa, Torta de Chocolate



Ambos muito bem preparados. Foi aí que descobri a formação do Chef, pois perguntei se era ele também quem preparava as sobremesas... e a resposta foi sim!!

Um café, para ajudar a digerir tudo isso, cai bem, né?


Foi uma noite perfeita. Atendimento, ambiente e comida.

Agradeço mais uma vez a gentileza do Chef e sua equipe, com certeza me proporcionaram um dos melhores jantares que eu já tive.

Uma visita à casa vale super a pena... o Dia dos Namorados... daqui a pouco está aí... quem sabe?


Beijos,



Aline





2 comentários:

  1. Minha nossa!!!! essa conchinha de siri com essa farofa de manteiga me deixou super na vontade também.
    beijos,
    Helo

    ResponderExcluir

Vamos adorar ler seu recado!!