terça-feira, 31 de julho de 2012

Salmão à moda da Aline!

Oi pessoas!

Adoro peixe, mas confesso que este é o meu ponto fraco na cozinha... não os preparo muito bem. Há tempos estou querendo virar esse jogo e escolhi o salmão (que eu nunca havia feito).

Coloquei esse título na receita, embora deva ter milhares de receitas como esta, porém não li "umazinha" sequer para me inspirar a fazer este prato. Foi na cara e na coragem... e na intuição gastronômica!

Ingredientes

- 1 kg de salmão;
- 1/2 cebola picada em cubos;
- 1/2 tomate cortado em cubos;
- 2 ramos de salsinha picados;
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco (pode substituir por limão);
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
- Tempero completo/sal à gosto;
- Pimenta do reino à gosto;
- 6 dentes de alho picados;
- Azeite de oliva para untar;

Modo de Preparo

Se não comprou a peça de salmão limpa, que foi o meu caso, escame e tire as espinhas. Esfregue sal ou tempero completo na carne do peixe, adicione pimenta do reino e esfreque quatro dentes de alho.



Faça uma "vinagrete" com a cebola, o tomate, a salsa, o restante do alho, o vinagre, o azeite e salgue a gosto. Coloque isto por cima do peixe.

Para assar, regue um refratário com azeite de oliva e acomode o peixe. Você pode colocar legumes para assar juntamente, eu optei por cenoura.

Eu utilizei a orgânica (hábito que estou tentando incorporar na minha casa) e a diferença é enorme no sabor, textura e cor. Super indico! Sem contar que são umas gracinhas com esses cabinhos verdes!






Para beber optamos por cerveja. Degustamos a Colorado (São Paulo) e uma Heineken.




Depois de 50 minutos no forno a 180 graus... ficou assim:




Meu maior medo em preparar peixe é  ficar seco. Não foi o caso. Acho que essa "vinagrete" ajudou a manter o líquido!
Adoramos o sabor e a textura. Já tô pensando numa próxima oportunidade de preparar esse peixe.

Como acompanhamento eu fiz arroz, batata bolinha na manteiga com alho e salsa e salada de alface com manga!

Beijos,


Aline




7 comentários:

  1. Que delicia!! Adorei as dicas, não sou de preparar peixes, só fiz truta uma vez, hehe.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro da foto da truta... tens que fazer esse amiga.. é bem fácil e saboroso!

      Excluir
  2. Salmão, adoro!!A sua receita está uma delicia!!
    Beijos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Claudia, bem vinda ao blog!

      Ficou uma delícia mesmo! Faça e nos conte como ficou!

      Excluir
  3. SE arrascou e mandou muito bem!!! tenho horror a peixe seco e sua versão ficou divina...saborosa e com uma bela apresentação! melhor escolha não há para acompanhar do que uma cerva geladinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, tbm não gostamos de peixe seco, aliás, quem gosta né?

      Obrigada pelos elogios!

      Ah, e cerveja é sempre bom, né?

      Excluir

Vamos adorar ler seu recado!!